Roteiro da nossa História em Quadrinhos: Desafios e riscos relacionados ao conteúdo online.


“Anúncios impróprios e publicidade para crianças."



Hi, body movers! :D

Então pessoal, para melhor compreendermos os riscos relacionados ao conteúdo online, iremos abordar de forma bem simples o subtema: "Anúncios impróprios e publicidade para crianças". 
Apresentaremos nesta postagem um pequeno roteiro de uma história em quadrinhos, que falará brevemente sobre uma situação problemática dentro deste campo de observação. Vale ressaltar que anúncios impróprios e publicidade para crianças abrangem muitas situações diferentes e específicas, como anúncios abusivos, pornográficos, alienativos entre outros. Então vamos lá!
                                                      
Nossa história em quadrinhos fala sobre a polêmica gerada em torno de um vídeo que viralizou na internet e movimentou de forma negativa as redes sociais em maio deste ano. O vídeo mostra a ministra de estado dos Direitos Humanos, Damares, disseminando ódio e preconceito contra um segmento social que já enfrenta todo tipo de estigma. No Vídeo, a ministra aparece cantando a música tema do filme "Frozen: Uma Aventura Congelante," e complementa falando: “Sabe por que ela termina sozinha em um castelo de gelo? Porque é lésbica! O cão é muito bem articulado e nós estamos alienados". No fim, a ministra afirma que Elsa (a princesa) ‘vai acordar a Bela Adormecida com um beijo gay'. A ministra, neste caso, estava discursando em uma "Palestra em Defesa da Família".

Elsa é a princesa personagem principal do filme junto de sua irmã Anna. De acordo com a ministra, o filme induz crianças a se tornarem lésbicas, já que as mesmas sonham em serem princesas, assim como ela sonhava! Para assistir ao vídeo da ministra, basta clicar no link disponibilizado a seguir:  "Ministra Damares diz que Elsa, de 'Frozen', é lésbica!"

Então, body movers, já conhecemos um pouco sobre a polêmica!  Vamos agora ao nosso roteiro! Para servir de alerta para pais, professores e até mesmo crianças, criamos dois cenários principais para nossa historinha! O cenário familiar e o outro o escolar.  No cenário familiar, criamos a personagem Ester, filha do casal protestante, Madalena e Filipe, que juntos, irão problematizar uma situação vivida pela filha no ambiente escolar.

Na nossa HQ, vamos levar em consideração as diferenças entre entretenimento e publicidade para crianças, e anúncios/publicações impróprias e sua influência no meio escolar e familiar. Neste caso específico, vamos ver como essa influência pode afetar de maneira negativa o desenvolvimento psíquico e sociocultural infantil e como a escola e seus profissionais podem tomar alguma atitude referente a essa situação.

Nesta ficção, Ester é uma excelente criança que tem atitudes preconceituosas com as outras crianças por conta de sua criação! Seus pais, completamente alienados em sua religião, causaram grandes problemas de socialização com a pequena Ester! No enredo da história, vamos ver que os pais de Ester ficam preocupados porque a professora Maria, juntamente com os professores de educação física e artística, passou como inspiração de um futuro musical infantil, o filme: "Frozen: Uma Aventura Congelante!"

Na tentativa de solucionar a questão e cancelar a apresentação do musical, Filipe e Madalena, sugerem uma reunião com todos os pais para expor os seus pensamentos, mas têm uma grande surpresa! Para eles, todos ali presentes, estão alienados demais para enxergar os absurdos do filme e a realidade apresentada na palestra da ministra Damares. A verdade é que os pais de todas as crianças estão cansados de ouvir histórias sobre os preconceitos da criança Ester e resolvem desabafar na reunião! 

Em nossa história em quadrinhos, os pais de Ester decidem tirar a criança da escola, mas vocês são voz ativa no nosso blog, podendo comentar em nossas postagens e recriar novas maneiras de finalizar essa historinha para que assim possamos compartilhar conhecimento! Para isso nos acompanhe em nossa próxima postagem, podemos conversar sobre o assunto, refletir e argumentar.

Fiquem a vontade body movers!















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog