Relatório da Pesquisa Webgráfica


1. Livro

2. Tese

Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginastica geral: uma area do conhecimento da educação fisica. 1997. 163f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. 
Resumo
Este estudo focaliza a Ginástica Geral, uma modalidade não competitiva em expansão no Brasil, com o objetivo de contextualizá-la e justificá-la como uma área do conhecimento da Educação Física. A partir de um aprofundamento sobre o universo da Ginástica e seus conceitos, foram analisados os campos de atuação, os conteúdos que a compõem e a estrutura da Ginástica no mundo. O presente trabalho levantou dados que possibilitaram uma nova visão da Ginástica Geral de acordo com a sua realidade no mundo, no continente americano, em nível nacional e, finalmente, no contexto acadêmico. Tomando como base a experiência de 8 anos do Grupo de Pesquisa - Grupo Ginástico Unicamp, esta tese apresenta a concepção de Ginástica Geral desenvolvida e veiculada por este grupo, a qual se fundamenta nos princípios norteadores: formação humana e capacitação, tendo como objeto de estudo a cultura corporal e como paradigma de orientação a Socialização/Sociabilização. A trajetória metodológica do trabalho desenvolveu-se a partir da coleta e análise de dados oriundos de fontes diversificadas como: 1. entrevistas semi estruturadas com ginastas, professores, técnicos e dirigentes brasileiros e estrangeiros; 2. observações em: festivais internacionais da área, estágio em clubes e escolas da Dinamarca, encontros e cursos de Ginástica Geral e filmagens do processo de elaboração de composições do Grupo Ginástico Unicamp. Como ponto complementar e relevante da pesquisa foram colhidos depoimentos de integrantes do Grupo Ginástico Unicamp a partir da pergunta geradora: Qual o significado de sua participação como integrante do Grupo Ginástico Unicamp? Foi feita a análise de conteúdo dos discursos e levantadas categorias dentro dos aspectos: formação humana e capacitação, que possibilitaram a interpretação dos resultados. Este trabalho vem justificar a Ginástica Geral como uma área do conhecimento da Educação Física, amenizar a escassez de bibliografia específica nesta área no Brasil, além de oferecer uma proposta de aplicação da Ginástica Geral para a Educação Física escolar e comunitária.
Palavras-chave: 
Ginástica, Exercícios Físicos, Ginástica: estudo e ensino, Educação do movimento, Educação Física para crianças.
Link de acesso:  Acesso em: 15 ago. 2019.

3. Dissertação

Ginástica em busca da sua identificação no âmbito escolar

BONETTI, Albertina et al. Ginástica: em busca de sua identificação no âmbito escolar. 1999.

Link de acesso:  
4. Artigos periódicos
4.1 Artigo
DANÇA E GINÁSTICA NAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

LARA, Larissa Michelle et al. Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2008.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a dança e a ginástica a partir das abordagens metodológicas desenvolvidas por professores/pesquisadores da educação física brasileira. A análise dessas manifestações culturais no contexto escolar deu-se, primeiramente, em obras escritas por representantes dessas abordagens e, após, por sua 
participação via questionário. Os dados coletados revelam lacunas no pensamento brasileiro acerca da sistematização e trato pedagógico da dança e da ginástica, indicando a 
necessidade de outros alicerces para o desenvolvimento desses conhecimentos na educação física escolar.



4 Artigos

4.1 Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares
This article aims at systematizing a methodological approach for the teaching of gym in schools and communities, which is being built from the experiences held with teaching, research, and extension (community-bound) projects linked to GEPEGIN - the Study, Research, and Gym Experimentation Group, from the Physical Education Department at UFG - the Federal University of Goias. This approach indicates some principles, contents, and strategies for action that might contribute to the process of human education in a critical way, in an attempt to point towards a new perspective for the teaching, the practice, and the knowledge of Gymnastics.


Ref.
MARCASSA, Luciana Pedrosa. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. 2004.

4.2  Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
Ref.
DE ANDRADE BEZERRA, Liudmila et al. Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas. Journal of Physical Education, v. 25, n. 4, p. 663-673, 2014.
 
4.3 Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde

A Ginástica é uma prática corporal que inicialmente foi sinônimo de Educação Física, num segundo momento foi considerada um dos conteúdos da Educação Física Escolar e atualmente está ausente nas aulas escolares. A presente pesquisa tem o objetivo de aprofundar os estudos sobre a Educação Física Escolar, para a busca de elementos teórico-metodológicos que justifiquem a Ginástica no contexto escolar; bem como, identificar porque esta vem sendo esquecida enquanto conteúdo pedagógico nas escolas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando a abordagem do método qualitativo. O estudo foi realizado com quatorze professores de Educação Física, escolhidos aleatoriamente, de sete escolas municipais de Belém – PA, a entrevista semi-estruturada e a observação sistemática foram adotadas como instrumentos de coleta de dados. Após analisar e discutir os resultados, verificamos que muitos podem ser os motivos da ausência da Ginástica na escola, todavia é um conhecimento que precisa estar presente na Educação Física Escolar, pois é de grande valia para o desenvolvimento pleno da criança, tendo como principal protagonista desta mudança o próprio professor de Educação Física.

Ref.:
COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor?. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.
  

4.4  Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física

Ref:
LARA, Larissa Michelle et al. Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2008.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Exergames nas Aulas de Educação Física