Relatório da Pesquisa Webgráfica


1. Livro

2. Tese

Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginastica geral: uma area do conhecimento da educação fisica. 1997. 163f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. 
Resumo
Este estudo focaliza a Ginástica Geral, uma modalidade não competitiva em expansão no Brasil, com o objetivo de contextualizá-la e justificá-la como uma área do conhecimento da Educação Física. A partir de um aprofundamento sobre o universo da Ginástica e seus conceitos, foram analisados os campos de atuação, os conteúdos que a compõem e a estrutura da Ginástica no mundo. O presente trabalho levantou dados que possibilitaram uma nova visão da Ginástica Geral de acordo com a sua realidade no mundo, no continente americano, em nível nacional e, finalmente, no contexto acadêmico. Tomando como base a experiência de 8 anos do Grupo de Pesquisa - Grupo Ginástico Unicamp, esta tese apresenta a concepção de Ginástica Geral desenvolvida e veiculada por este grupo, a qual se fundamenta nos princípios norteadores: formação humana e capacitação, tendo como objeto de estudo a cultura corporal e como paradigma de orientação a Socialização/Sociabilização. A trajetória metodológica do trabalho desenvolveu-se a partir da coleta e análise de dados oriundos de fontes diversificadas como: 1. entrevistas semi estruturadas com ginastas, professores, técnicos e dirigentes brasileiros e estrangeiros; 2. observações em: festivais internacionais da área, estágio em clubes e escolas da Dinamarca, encontros e cursos de Ginástica Geral e filmagens do processo de elaboração de composições do Grupo Ginástico Unicamp. Como ponto complementar e relevante da pesquisa foram colhidos depoimentos de integrantes do Grupo Ginástico Unicamp a partir da pergunta geradora: Qual o significado de sua participação como integrante do Grupo Ginástico Unicamp? Foi feita a análise de conteúdo dos discursos e levantadas categorias dentro dos aspectos: formação humana e capacitação, que possibilitaram a interpretação dos resultados. Este trabalho vem justificar a Ginástica Geral como uma área do conhecimento da Educação Física, amenizar a escassez de bibliografia específica nesta área no Brasil, além de oferecer uma proposta de aplicação da Ginástica Geral para a Educação Física escolar e comunitária.
Palavras-chave: 
Ginástica, Exercícios Físicos, Ginástica: estudo e ensino, Educação do movimento, Educação Física para crianças.
Link de acesso:  Acesso em: 15 ago. 2019.

3. Dissertação

Ginástica em busca da sua identificação no âmbito escolar

BONETTI, Albertina et al. Ginástica: em busca de sua identificação no âmbito escolar. 1999.

Link de acesso:  
4. Artigos periódicos
4.1 Artigo
DANÇA E GINÁSTICA NAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

LARA, Larissa Michelle et al. Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2008.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a dança e a ginástica a partir das abordagens metodológicas desenvolvidas por professores/pesquisadores da educação física brasileira. A análise dessas manifestações culturais no contexto escolar deu-se, primeiramente, em obras escritas por representantes dessas abordagens e, após, por sua 
participação via questionário. Os dados coletados revelam lacunas no pensamento brasileiro acerca da sistematização e trato pedagógico da dança e da ginástica, indicando a 
necessidade de outros alicerces para o desenvolvimento desses conhecimentos na educação física escolar.



4 Artigos

4.1 Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares
This article aims at systematizing a methodological approach for the teaching of gym in schools and communities, which is being built from the experiences held with teaching, research, and extension (community-bound) projects linked to GEPEGIN - the Study, Research, and Gym Experimentation Group, from the Physical Education Department at UFG - the Federal University of Goias. This approach indicates some principles, contents, and strategies for action that might contribute to the process of human education in a critical way, in an attempt to point towards a new perspective for the teaching, the practice, and the knowledge of Gymnastics.


Ref.
MARCASSA, Luciana Pedrosa. Metodologia do ensino da ginástica: novos olhares, novas perspectivas. 2004.

4.2  Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas
Ref.
DE ANDRADE BEZERRA, Liudmila et al. Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas. Journal of Physical Education, v. 25, n. 4, p. 663-673, 2014.
 
4.3 Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde

A Ginástica é uma prática corporal que inicialmente foi sinônimo de Educação Física, num segundo momento foi considerada um dos conteúdos da Educação Física Escolar e atualmente está ausente nas aulas escolares. A presente pesquisa tem o objetivo de aprofundar os estudos sobre a Educação Física Escolar, para a busca de elementos teórico-metodológicos que justifiquem a Ginástica no contexto escolar; bem como, identificar porque esta vem sendo esquecida enquanto conteúdo pedagógico nas escolas. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando a abordagem do método qualitativo. O estudo foi realizado com quatorze professores de Educação Física, escolhidos aleatoriamente, de sete escolas municipais de Belém – PA, a entrevista semi-estruturada e a observação sistemática foram adotadas como instrumentos de coleta de dados. Após analisar e discutir os resultados, verificamos que muitos podem ser os motivos da ausência da Ginástica na escola, todavia é um conhecimento que precisa estar presente na Educação Física Escolar, pois é de grande valia para o desenvolvimento pleno da criança, tendo como principal protagonista desta mudança o próprio professor de Educação Física.

Ref.:
COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor?. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.
  

4.4  Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física

Ref:
LARA, Larissa Michelle et al. Dança e ginástica nas abordagens metodológicas da educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 28, n. 2, 2008.


















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog