José Firmino dos Santos Junior;
Mônica de Lima Andrade;
Walmac Willames Oliveira da Silva.
Curso: Educação Física (Lic.) – 2019.1
Disciplina: Técnicas de Informática e Comunicação
Plano de Aula
Tema: O Uso dos Podcasts nas Aulas de Educação Física
Objetivo da aula:
A princípio, notar como a ferramenta tecnológica, SoundCloud, poderá contribuir para o rendimento no processo de aprendizagem e compreensão do conteúdo. Perceber as dificuldades que os grupos podem enfrentar no uso do aplicativo e trabalhar as dificuldades durante esse processo, auxiliando-os na progressão e qualidade da atividade. E, portanto, os conduzir ao entendimento do uso das tecnologias como ferramenta de produção contribuinte para o discernimento dos conteúdos, da criatividade e, sobretudo, da interação entre os componentes e o mecanismo utilizado.
Descrição do aplicativo:
O SoundCloud é um aplicativo para publicações de músicas e arquivos de áudio onde os artistas podem organizar e selecionar as faixas de reprodução para os seus ouvintes. A partir da criação de um perfil, o usuário pode regular uma vasta gama de conteúdos e compartilhá-los com os seus seguidores.
Descrição da atividade:
Será ministrada uma aula de qualquer atividade corporal, a dança, por exemplo, durante 30-50min. Após a aula, haverá uma discussão sobre os efeitos desse tipo de atividade, ou seja, como os alunos se sentiram durante e depois do término da atividade. Com isto, será solicitado que os grupos se reúnam a fim de pesquisarem sobre a mesma e produzirem um podcast no aplicativo SoundCould, narrando o conteúdo com base nas pesquisas e acrescentando sua vivência com a atividade, no tempo de 15-20min.
Avaliação:
A correção será feita com base nos podcasts elaborados pelas equipes. Quanto que o grupo conseguiu absorver de conhecimento do conteúdo e sua criatividade na produção de um bom podcast, a qualidade e progressão quanto à superação de suas dificuldades no uso do programa e, sobretudo, o trabalho em equipe.
|
Relatório da Pesquisa Webgráfica
1. Livro 2. Tese Ginástica geral: uma área do conhecimento da Educação Física SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginastica geral: uma area do conhecimento da educação fisica. 1997. 163f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Resumo Este estudo focaliza a Ginástica Geral, uma modalidade não competitiva em expansão no Brasil, com o objetivo de contextualizá-la e justificá-la como uma área do conhecimento da Educação Física. A partir de um aprofundamento sobre o universo da Ginástica e seus conceitos, foram analisados os campos de atuação, os conteúdos que a compõem e a estrutura da Ginástica no mundo. O presente trabalho levantou dados que possibilitaram uma nova visão da Ginástica Geral de acordo com a sua realidade no mundo, no continente americano, em nível nacional e, finalmente, no contexto acadêmico. Tomando como base a experiência de 8 anos do Grupo de Pesquisa - Grupo Ginástico Unicamp, esta ...
Comentários
Postar um comentário